VÍDEO – Kim Kataguiri culpa governo Lula por imposto estadual e leva invertida de Haddad

Atualizado em 22 de maio de 2024 às 19:15
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em sessão da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deu uma invertida no deputado Kim Kataguiri (União-SP), que tentou culpar o governo federal pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que é de competência estadual. O parlamentar questionou se a gestão petista não deveria “cortar gastos antes de pensar em tributação”.

Em resposta, o ministro afirmou que Kim deveria criticar os governadores que cobram o imposto. “O deputado Kim não sabe que o ICMS é um imposto estadual? O senhor sabe que é um imposto estadual. O senhor deveria estar criticando os governadores que estão cobrando, se o senhor é contra. Eu sou a favor do que eles fizeram e agradeci aqui”, apontou.

Ele afirmou que as compras de produtos em e-commerce são uma “nova realidade” que precisa ser estudada e que o parlamentar tenta “ideologizar o debate” sobre o tema. Haddad ainda falou sobre a tributação de compras no exterior e defendeu o varejo brasileiro, dizendo que ele é composto por “empresários honrados” que deveriam ser recebidos pelo deputado em seu gabinete na Câmara dos Deputados.

Após deixar claro que o parlamentar estava culpando o governo federal por um imposto estadual, Haddad ainda disse que Kim deveria ter “coragem” para criticar os chefes do Executivo estaduais que cobram o tributo. “O senhor vai criticar publicamente os governadores que o senhor apoia? Não. Não fará isso. Pega o microfone e fala mal do Tarcísio. Vamos lá. Coragem, deputado”, completou.

O debate ocorreu em sessão da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara nesta quarta (22). Além do bate-boca com Kim, Haddad também discutiu com o deputado bolsonarista Abilio Brunini (PL-MT) após ser chamado de “negacionista da economia”.

Durante o debate, Haddad ainda foi confundido com o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, pelo deputado bolsonarista Filipe Barros (PL-PR), que virou piada na Câmara.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link