O nível do lago Guaíba no Cais Mauá, em Porto Alegre (RS), caiu abaixo dos 4 metros pela primeira vez na última terça-feira (21). No entanto, as águas só deverão ficar abaixo dos 3 metros, a cota de inundação, em pelo menos 12 dias.
Isso segundo Artur Matos, coordenador do Sistema de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil, que divulgou a notícia na quarta-feira (22) durante uma reunião da Sala de Crises da Região Sul, estabelecida após as enchentes no Rio Grande do Sul, conforme informações da Folha de S.Paulo.
A demora no retorno aos níveis normais ocorre devido à previsão de novos repiques, que são aumentos temporários no nível da água causados por chuvas na região.
“Esse repique depende da intensidade dessa chuva entre quinta e sexta-feira, mas é normal acontecer. Só que com essa situação de chuvas a gente terá no mínimo mais 12 dias com o nível acima da cota de 3 metros, que é a cota de inundação”, explica Matos.
“Historicamente, desde a cheia de 1941 até a cheia que tivemos em novembro passado, que não foi muito grande, a gente vê que acontece esses repiques. Ocorre a inundação e depois vêm essas chuvas ao longo do período que vão atrasando ainda mais a volta à normalidade no Guaíba”.
Vale destacar que as chuvas previstas devem atingir as bacias dos rios que deságuam no lago Guaíba com intensidade média a forte até sexta-feira (24).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as tempestades variem entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, dependendo da região. Ventos intensos também influenciarão na redução dos níveis da lagoa dos Patos e do Guaíba.
Segundo o Inmet, não deve chover em Porto Alegre no sábado (25) e domingo (26). Contudo, uma nova frente fria deve chegar ao estado na tarde de domingo, trazendo chuvas até terça-feira (28). Essas precipitações, causadas por um ciclone no oceano Atlântico, também afetarão o litoral de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link