VÍDEOS: PM agride estudantes que protestavam contra presença de Tarcísio na USP

Atualizado em 24 de maio de 2024 às 19:44
Estudantes protestam contra Tarcísio, que participa da posse de procurador-geral na USP. Foto: Reprodução

Estudantes da USP (Universidade de São Paulo) protestaram contra a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que participava da posse do novo procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. O grupo também se manifestou contra o projeto de lei que viabiliza a implementação de escolas cívico-militares no estado.

O governador chegou ao local por meio de uma entrada privativa e não teve contato com os manifestantes, que foram agredidos por agentes da Polícia Militar. Eles protestaram na entrada do Salão Nobre da faculdade, espaço reservado para a cerimônia.

O grupo é formado por cerca de 50 pessoas que fazem parte da UNE (União Nacional dos Estudantes), do DCE (Diretório Central dos Estudantes da USP), do Centro Acadêmico XI de Agosto e do PSOL. Os manifestantes ainda criticaram as privatizações e as ações violentas da polícia no estado.

Costa ficou em terceiro lugar na eleição interna do Ministério Público para o cargo e foi escolhido pelo governador para ocupar o posto. O chefe do Executivo estadual tem a prerrogativa de escolher um dos três primeiros colocados na disputa.

Além de Tarcísio, participaram da solenidade o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes; o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

Aos gritos de “recua, fascista, recua”, os estudantes pediram a anulação do projeto de lei que viabiliza  a implementação de escolas cívico-militares nas redes municipais e estadual de educação do estado. O texto, de autoria do governador, foi aprovado na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) em uma sessão marcada pela agressão e detenção de estudantes.

Veja vídeos do protesto:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link