Jean Wyllys diz que Lula deveria apoiar Tebet e não concorrer em 2026: “Já deu”

Atualizado em 25 de maio de 2024 às 20:13
Lula e Jean Wyllys. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na última sexta (24), em entrevista ao podcast Futeboteco, o ex-deputado federal Jean Wyllys afirmou que o governo Lula (PT) “se tornou de centro-direita” e sugeriu que o presidente, ao invés de tentar a reeleição em 2026, atue como “cabo eleitoral” para uma candidatura da ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB).

“Lula não deveria se candidatar em 2026. Já deu! Acho que é hora de o PT sair do protagonismo e vir para a retaguarda, se tornar coadjuvante e apostar no nome de Simone Tebet”, declarou Wyllys.

O ex-deputado, que é filiado ao PT, também sugeriu que o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, seja o vice em uma chapa liderada por Tebet. “A Simone, muito mais que a Marina, dialoga com muito mais setores”, afirmou.

Wyllys defendeu o nome de Tebet por ser mulher: “A gente precisa, no século 21, ter mulher [na Presidência]”. Quanto a Silvio Almeida, ele destacou o apelo “pela luta antirracista” que o ministro representa.

Silvio Almeida. Foto: EBC

Tebet é filiada ao MDB. Em 2022, a ministra concorreu à Presidência como um nome mais ao centro, a chamada “terceira via”, tentando romper a polarização entre Lula e o então presidente Jair Bolsonaro (PL).

A então senadora pelo Mato Grosso do Sul terminou o primeiro turno na terceira posição, com 4,16% dos votos válidos. No segundo turno, declarou apoio a Lula contra Bolsonaro. Com a vitória do petista, se tornou ministra do Planejamento do atual governo.

O ex-deputado, porém, observou que Lula é “vaidoso”, o que dificultaria o PT abrir mão de disputar a Presidência da República com um candidato próprio: “Lula não gosta de outras lideranças perto dele”.

“Novas lideranças não brotaram porque o PT fica no lulismo, e a gente precisa entender que o Lula não é eterno”, disse Wyllys, acrescentando que tal estratégia para 2026 ajudaria a “deixar o país mais coeso”, sem excluir os petistas do governo.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link