A investida do PL e aliados de Bolsonaro para reverter proibição de Moraes

Atualizado em 27 de maio de 2024 às 8:38
Bolsonaro e Moraes se cumprimentam em cerimônia no TST, em maio de 2022. Foto: Gabriela Biló

Integrantes do PL e auxiliares do ex-presidente Jair Bolsonaro planejam uma nova investida nesta semana junto ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O objetivo, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo, é tentar reverter a decisão do magistrado que proíbe o contato entre o ex-capitão e o presidente de seu partido, Valdemar Costa Neto.

Em fevereiro, Moraes manteve a proibição de comunicação entre os investigados por tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A estratégia agora é aproveitar o tom mais ameno que o ministro tem adotado em algumas decisões recentes na ofensiva contra o bolsonarismo, buscando liberar o contato entre ambos.

Vale destacar ainda que há um grande desconforto dentro do PL porque, de acordo com membros da sigla, a proibição abriu espaço para que pessoas sem alinhamento com Valdemar ganhassem influência junto a Bolsonaro.

Sem contato entre Valdemar e Bolsonaro, PL perde estratégia eleitoral
Bolsonaro e Valdemar Costa Neto. Foto: reprodução

Correligionários do partido apontam que a proibição de contato também tem prejudicado a articulação política no ano eleitoral e criado “ruídos desnecessários” entre a cúpula da legenda e o ex-chefe do Executivo.

Em março, durante o evento de filiação do senador Izalci Lucas (PL-DF) em Brasília, Bolsonaro e Valdemar não participaram simultaneamente do evento devido à proibição determinada por Moraes.

O evento foi iniciado com o discurso do líder do partido. Em certo momento, Valdemar mencionou que precisava “ir embora” para que o ex-capitão chegasse. Bolsonaro, então, só entrou no evento junto à esposa, Michelle Bolsonaro, depois que Valdemar já havia saído.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link