“Oportunista”: aproximação de Tarcísio com Moraes e Faria Lima revolta bolsonaristas

Atualizado em 29 de maio de 2024 às 12:51
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seu ex-ministro. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem se aproximado de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Alexandre de Moraes, investidores da Faria Lima e personalidades como Luciano Huck, e tem irritado bolsonaristas. Para aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele tem tentado viabilizar uma candidatura para 2026. A informação é da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.

Políticos próximos a Bolsonaro acreditam que esses grupos apostam na candidatura de Tarcísio contra Lula na disputa presidencial de 2026. O que irrita bolsonaristas é o fato do governador passar uma mensagem de que o ex-presidente seria uma carta fora do baralho para o pleito.

Bolsonaro está inelegível e não poderá disputar em 2026 caso o Supremo não aceite seu recurso. Aliados avaliam que Tarcísio quer usar o ex-presidente como cabo eleitoral e criar uma espécie de “bolsonarismo sem Bolsonaro”.

Tarcísio e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Eles defendem que Tarcísio deveria usar sua influência e atuar nas cortes superiores para reverter a condenação de seu padrinho político. Sem citar o governador, dois filhos do ex-presidente reclamaram de suas movimentações.

Nas redes, o vereador Carlos Bolsonaro escreveu: “Qualquer movimento que exclua a possibilidade de Jair Bolsonaro de concorrer à futura disputa eleitoral usando sua imagem do presidente e não for desmentido por nenhum suposto beneficiário, desconfie”. Ele diz que o movimento é “oportunista” e tem como objetivo “enfraquecer o capitão”.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por sua vez, citou o caso de Lula, que estava preso dois anos antes da disputa eleitoral, e escreveu: “Enquanto houver a possibilidade de reverter a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, ele é o meu pré-candidato”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link