A 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo começou na manhã deste domingo (2) na avenida Paulista. Além das tradicionais cores do arco-íris, tons de verde e amarelo ganharam destaque no evento. Com informações da Folha de S.Paulo.
Com o tema “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo”, os organizadores do evento incentivaram o público a usar trajes em verde e amarelo.
A ideia é ressignificar as cores da bandeira do Brasil, que foram associadas à extrema direita nos últimos anos.
Na avenida, há vários pontos de venda para adquirir adornos nesses tons, com camisetas sendo vendidas por R$ 50. Bandeiras e outros itens que combinavam a flâmula brasileira com ícones do movimento LGBT+, como as cores do arco-íris, também são comercializados.
A musa da Parada, a drag queen Tchaka, abriu o evento usando um vestido de tule verde e uma peruca amarela. “O Brasil é dos LGBTs, a bandeira é nossa, é tudo nosso”, disse Tchaka, saudando a multidão pelo uso das cores verde e amarelo.
No carro abre-alas, drag queens com perucas em rosa, azul e lilás animaram o público. Seguindo o carro, a escola de samba Estrela do 3º Milênio, do Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, desfilou e anunciou seu enredo para o próximo Carnaval: a história do movimento LGBT+ no Brasil.
Pouco depois do meio-dia, a deputada federal Erika Hilton (PSOL) foi recebida na Paulista aos gritos de “presidenta”. “Marcharemos nesta tarde pela retomada da nossa bandeira e para mostrar que o Brasil será melhor, será bicha, sapatão, travesti”, declarou a parlamentar.
Em seguida, o deputado federal e candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), também discursou: “Essa cidade já derrotou o retrocesso outras vezes e vai derrotar outra vez neste ano. Tenho certeza.”
Veja os vídeos:
A MAIOR PARADA LGBTQIA+
Está só começando e já faz, mais uma vez, história na Avenida Paulista. Para todas as famílias e todas as idades, pela renovação da política, pelos direitos LGBTQIA+. Vem pra #paradasp!
Vídeo: @midianinja pic.twitter.com/5qeOYKx4S8
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) June 2, 2024
A 28ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo chama atenção pela quantidade de verde e amarelo entre os participantes. As cores, ligadas a movimentos conservadores nos últimos anos, foram escolhidas para simbolizar o evento deste ano. Convocado a ressignificá-las, após… pic.twitter.com/HovwifCNl9
— Folha de S.Paulo (@folha) June 2, 2024
As cores do Brasil também são das bi, das trans, das bicha e sapatāo!
Chora bolosminion! ?️?
Na avenida paulista. Parada LGBT+ pic.twitter.com/Auw0LF7w3e— Rô ♀️?️? (@RoseGJund) June 2, 2024