Joias sauditas: PF aprofunda investigação sobre Michelle Bolsonaro

Atualizado em 3 de junho de 2024 às 12:18
Joias sauditas e Michelle Bolsonaro. Foto: reprodução

A Polícia Federal (PF) planeja concluir em breve o inquérito que investiga o enriquecimento ilícito e a apropriação ilegal de patrimônio público pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), aprofundando os dados que envolvem a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Segundo a colunista Juliana Dal Piva, o material obtido até agora torna difícil que Michelle escape de algum indiciamento. A investigação, no entanto, precisa ser aprofundada para tipificar com precisão as condutas que serão apontadas.

O inquérito investiga a venda ilegal de joias presenteadas pelo governo saudita e o desvio de recursos públicos para pagamentos feitos em dinheiro vivo a Michelle e seus familiares. A investigação obteve mais dados sobre o envolvimento dela no segundo caso.

As suspeitas sobre os desvios começaram com comprovantes de pagamentos obtidos no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e se ampliaram com a quebra de sigilo bancário e fiscal do militar e de outros ex-funcionários da ajudância de ordens.

Michelle Bolsonaro recebeu 2º kit de joias em mãos, diz servidora da Presidência em depoimento - Folha PE
Michelle Bolsonaro, joias sauditas e Jair Bolsonaro. Foto: reprodução

A PF identificou pagamentos de boletos para um irmão da ex-primeira-dama em setembro de 2021. Também foram encontradas mensagens que indicam que Bolsonaro orientou Cid a pagar um boleto de uma despesa hospitalar para uma tia de Michelle, Maria Helena Braga, em dinheiro vivo.

Além disso, os policiais suspeitam que uma empresa com contratos públicos durante a gestão Bolsonaro seria a origem das transferências feitas para um militar da Ajudância de Ordens, subordinado a Cid.

A investigação aponta que o segundo-sargento Luis Marcos dos Reis fez saques em dinheiro vivo para pagar despesas de um cartão de crédito utilizado pela ex-primeira-dama e também fez 12 depósitos em dinheiro na conta de uma tia de Michelle.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link