PEC que criminaliza porte de drogas deve ser votada na CCJ da Câmara nesta terça

Atualizado em 4 de junho de 2024 às 6:52
Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Foto: reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados iniciará nesta terça-feira (4) a análise de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa criminalizar o porte e a posse de drogas, independentemente da quantidade.

O relator da proposta, deputado bolsonarista Ricardo Salles (PL-SP), afirma já possuir votos suficientes para aprovar a PEC, mas antecipa que parlamentares da base governista deverão obstruir a votação e solicitar um pedido de vista, requerendo mais tempo para a análise do projeto.

Esse pedido de vista possui um prazo de duas sessões do plenário da Câmara, o que provavelmente adiará a votação na CCJ para a semana seguinte.

Vale destacar que o texto da PEC já foi aprovado pelo Senado e discutido em audiência pública na Câmara. Na sequência, será votado na CCJ e, posteriormente, em uma comissão especial destinada a avaliar o mérito do projeto.

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência | Agência Brasil
Cigarro de maconha. Foto: reprodução

Somente após essas etapas, a proposta estará apta para ser votada no plenário, a depender do presidente da Câmara colocar o tema em pauta.

A PEC propõe a criminalização do porte e da posse de qualquer quantidade de droga no artigo da Constituição que trata dos direitos e garantias individuais. Especialistas alertam que isso pode levar a um endurecimento da legislação e à retomada da prisão de usuários.

A PEC surgiu como uma resposta dos parlamentares ao avanço do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que pode descriminalizar o porte de pequenas quantidades de maconha para uso pessoal.

Além de criminalizar o porte e a posse de drogas, a proposta também inclui na Constituição a distinção entre traficante e usuário, estabelecendo penas alternativas à prisão para usuários.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link