VÍDEO – Lula visita famílias que perderam casas por enchentes no RS

Atualizado em 6 de junho de 2024 às 15:32
Lula é abraçado por desabrigados no RS. Foto: Silvio Avila/AFP

Nesta quinta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou os ex-moradores do bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, uma área devastada pelas enchentes de maio. Acompanhado por seis ministros, Lula ouviu depoimentos emocionados da população local e percorreu as ruas da comunidade, onde a destruição causada pela fúria do rio Taquari é visível. Casas, empresas e uma igreja foram arrancadas pelo rio, embora algumas imagens religiosas tenham sido milagrosamente poupadas.

Em sua visita, Lula criticou a burocracia que frequentemente atrapalha a implementação de medidas emergenciais. “Não tem ninguém no mundo que reclama mais da burocracia do que eu”, afirmou o presidente.

“É importante que a gente leve em conta que estamos tratando de um caso excepcional. A gente não pode ficar olhando as vírgulas. Temos de dar respostas imediatas para esse povo que precisa”, disse Lula. Ele também destacou a importância de reconstruir com responsabilidade e segurança, evitando áreas vulneráveis a novas enchentes.

“A gente não pode fazer pronto-socorro em local vulnerável a enchente, escolas, as casas neste local. A natureza nos alertou. Temos de procurar um local muito seguro”, afirmou ao lado de Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o petista contou um aprendizado que teve com sua mãe foi de Pernambuco a São Paulo. “O que ela me ensinou é que nada desanimava ela. No mesmo dia que ela não tinha nada para colocar no fogo para a gente comer, ela dizia: ‘hoje a gente não tem, mas amanhã vai ter’. A vida é o dom mais importante que Deus deu para nós”, disse para desabrigadas que agradeciam sua presença no local.

A visita de Lula ao bairro Passo de Estrela, originalmente marcada para 11h, começou com atraso, por volta das 12h13. As famílias receberam a comitiva presidencial que, além do mandatário, incluía os ministros José Múcio Monteiro (Defesa), Luiz Marinho (Trabalho), Nísia Trindade (Saúde), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades) e Paulo Pimenta (Reconstrução do Rio Grande do Sul).

Durante a tarde, eram esperados anúncios de medidas de apoio ao estado, com foco na preservação de empregos e em áreas como saúde. Há também discussões sobre transformar o bairro destruído em um parque, uma alternativa para evitar novas tragédias em áreas de risco.

Após a visita a Cruzeiro do Sul, Lula se deslocou para o município de Arroio do Meio, outra cidade do Vale do Taquari gravemente afetada pelas cheias. No município, a devastação incluiu a destruição de pontes que conectavam a comunidade ao município vizinho de Lajeado, o maior do Vale do Taquari.

Veja ao vivo o lançamento de novos apoios financeiros do Governo ao RS:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link