O Conselho Nacional dos Direitos Humanos solicitou ao Ministério Público a lista completa de todos os defensores de direitos humanos pesquisados pelo ex-policial militar Ronnie Lessa, que confessou ter assassinado a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes. Com informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.
Foi por meio dessa plataforma que se descobriu que Lessa pesquisou diretamente o nome de Marielle dois dias antes do crime, em 14 de março de 2018.
Além disso, a lista revela outros nomes importantes, como políticos ligados ao PSOL, incluindo o deputado Chico Alencar, os ex-deputados Marcelo Freixo e Jean Wyllys, o ex-vereador Renato Cinco e o músico Marcelo Yuka, que foi vice na chapa do partido na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 2012.
Até agora, foi confirmado que ao menos um integrante do Conselho, o advogado Carlos Nicodemos, está entre os nomes pesquisados por Lessa.
Em seu acordo de delação premiada com a Polícia Federal (PF), Lessa disse ter aceitado a proposta para matar Marielle para “ficar rico”, afirmando não saber quem era o alvo.