Nesta segunda-feira (10), a Justiça da Espanha condenou três torcedores do Valencia por ataques racistas contra o brasileiro Vinicius Jr. em maio de 2023. Nas redes sociais, o atleta comemorou a sentença inédita que determinou prisão de oito meses ao trio e a proibição de entrar em qualquer estádio de futebol no país em um período de dois anos.
“Como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos”, declarou Vinicius Jr. “Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar”, escreveu.
Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas “jogar futebol”.
Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por… https://t.co/NdezpJBjF2
— Vini Jr. (@vinijr) June 10, 2024
Os torcedores foram identificados após xingarem o brasileiro de “macaco” durante uma partida entre o Real Madrid, clube de Vinicius, e o Valencia. Um deles foi reconhecido pelo próprio atleta ao final do jogo, enquanto os outros dois foram localizados por câmeras de segurança no estádio. Inicialmente presos preventivamente, os três foram posteriormente liberados enquanto aguardavam o julgamento.
A LaLiga, liga espanhola de futebol profissional que atuou como parte acusatória no processo, destacou a importância da sentença em comunicado oficial. “A LaLiga conseguiu a primeira sentença condenatória na Espanha por insultos racistas no futebol”, afirmou a entidade.
Em nota oficial, o Real Madrid também celebrou o resultado do processo, afirmando que continuará a trabalhar para proteger os valores do clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do esporte”.
A condenação dos três torcedores é um marco significativo na luta contra o racismo no futebol, especialmente em um contexto onde Vinicius Jr. foi alvo de múltiplos casos de racismo na Espanha ao longo do ano passado.
Após o incidente de maio, Vinicius reagiu imediatamente, reclamando com o juiz que interrompeu a partida. No tumulto que se seguiu, um jogador do Valencia aplicou uma chave de braço no brasileiro, que ao se desvencilhar, acabou atingindo outro adversário e foi expulso do jogo.
Após a partida, Vinicius Jr. criticou publicamente a LaLiga pela repetição dos ataques racistas, o que gerou uma resposta controversa do presidente da entidade, Javier Tebas. A repercussão global do caso forçou Tebas a recuar e pedir desculpas.
O episódio gerou uma onda de solidariedade internacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou veementemente o ocorrido, exigindo mais ações contra o racismo no futebol. O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também expressou seu apoio a Vinicius Jr.
Veja a dublagem de Gustavo Machado sobre o episódio:
O dublador @gustavomachadog fez a leitura labial e reproduziu as falas no episódio de racismo com Vini Jr, em partida contra o Valência.#colunadofla pic.twitter.com/YggpiSyE9R
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) May 22, 2023