VÍDEO: Gilmar Mendes diz que Moro e Dallagnol “roubavam galinhas juntos”

Atualizado em 11 de junho de 2024 às 20:56
Gilmar Mendes, ministro do STF, chamou Moro e Dallagnol de “ladrão de galinha”. Reprodução

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta terça-feira (11) que o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e o ex-procurador Deltan Dallagnol “roubavam galinhas juntos”, em referência as articulações da dupla na condução da Operação Lava Jato.

A declaração ocorreu durante um julgamento da Segunda Turma do STF sobre um recurso da Procuradoria-Geral da República contra o arquivamento de uma ação penal de improbidade administrativa envolvendo a construtora Queiroz Galvão, que tramita na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Relator da ação, Gilmar apontou um “conjunto de ilegalidades” no bloqueio dos ativos da empresa durante a Operação Lava Jato. O ministro questionou a imparcialidade e a legalidade das ações do ex-juiz e sugeriu que ele agia de forma coordenada com os procuradores.

“Eu, até num encontro muito divertido que tive não faz muito tempo com o senador Sergio Moro, tive a oportunidade de dizer isso a ele, viva voz, como é do meu feitio. Eu disse a ele, usando uma expressão do nosso mundo rural, que há muito tempo eu já falava e denunciava que ele e Dallagnol roubavam galinhas juntos. É uma expressão lá do meu Mato Grosso”, disse Gilmar Mendes.

O encontro descrito pelo ministro ocorreu durante o julgamento do senador no Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR). A corte julgava um pedido de cassação do mandato de Moro, que teria convidado o magistrado para uma conversa presencial em abril.

Na ocasião, o ministro disse: “Você e Dallagnol roubavam galinha juntos. Não diga que não, Sergio”. “Tudo o que a Vaza Jato revelou, eu já sabia que você e Dallagnol faziam. Vocês combinavam o que estaria nas peças. Não venha dizer que não”, continuou.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link