Pela primeira vez desde sua criação em 1975, o G7 terá a presença de um Papa em sua cúpula anual, que este ano acontecerá na região de Apúlia, no sul da Itália. O discurso do pontífice é aguardado com grande expectativa e abordará um dos temas principais da cúpula: os desafios apresentados pela Inteligência Artificial.
O Papa Francisco foi convidado pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, uma das principais lideranças da extrema direita europeia, com quem mantém, segundo jornalistas que cobrem o Vaticano, uma relação cordial e de simpatia mútua.
Francisco fará uma rápida visita à Apúlia nesta sexta-feira, onde terá encontros bilaterais e discursará para grandes líderes globais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente francês, Emmanuel Macron.
Um dos encontros já confirmados será com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre quem o embaixador brasileiro na Santa Sé, Everton Vieira Vargas, afirmou que “existe uma enorme convergência de visões”.
O jornalista Iacopo Scaramuzzi, que cobre o Vaticano para o jornal La Repubblica, diz que Francisco fará um alerta sobre o risco de o ser humano se tornar um algoritmo com a inteligência artificial, conforme informações do Globo.
“O Papa vem falando sobre essa preocupação de que o homem não se torne um algoritmo, essa é a questão principal. É uma grande revolução tecnológica e comportamental, e o Papa quer mais uma vez colocar o homem no centro dessa revolução. Que o homem seja sujeito e não objeto dessa revolução”, afirmou.
Segundo Protz, o Pontífice “fala em regulamentação não para proibir, mas para que as novas tecnologias sejam bem utilizadas”.
Além de abordar os desafios que a Inteligência Artificial representa para o mundo, como tem feito em outros fóruns, o Papa também deverá aproveitar seu encontro com os líderes do G7 para discutir temas como a guerra entre Rússia e Ucrânia, o conflito entre Israel e Palestina e as dívidas de países em desenvolvimento, segundo o jornalista Iacopo Scaramuzzi, do jornal La Repubblica.
No G7, além dos líderes dos países membros e convidados, estarão presentes o secretário-geral da ONU, António Guterres, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e representantes do FMI, do Banco Mundial e do G20.
Os principais temas da agenda incluem além da IA, questões econômicas globais, como a concorrência com a China, a segurança alimentar e a imigração.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link