Moraes nega pedido de Valdemar para voltar a se reunir com Bolsonaro

Atualizado em 14 de junho de 2024 às 22:05
Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro sérios, em pé, lado a lado, com a mão no peito
Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro, do PL – Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, para suspender uma das medidas cautelares que o impedem de se reunir com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com informações da CNN.

A manutenção dessa medida é vista pelo entorno do ex-mandatário como um obstáculo para as negociações estratégicas visando as eleições municipais deste ano. A restrição, portanto, pode ter repercussões significativas no cenário político atual.

Alexandre de Moraes afirmou que as cautelares “se mostravam, e ainda se revelam, necessárias e adequadas, pois a investigação ainda se encontra em andamento, com análise de todo material apreendido e oitiva de novas testemunhas sobre os fatos.”

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) lendo papel com expressão séria
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) – Reprodução/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República também se manifestou a favor da manutenção das medidas cautelares. O procurador-geral, Paulo Gonet, destacou que “quadro fático considerado para a decretação de cautelares permanece inalterado no atual momento processual.” Ele acrescentou que “fatores externos, como a chegada do ano eleitoral, não tem o condão de influir na análise de necessidade e adequação das medidas cautelares.”

Procurada para comentar sobre a decisão, a defesa de Jair Bolsonaro não se manifestou até o momento.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link