Nordeste lidera crescimento brasileiro após alta no consumo das famílias

Atualizado em 16 de junho de 2024 às 13:35
A Rua Direita, no centro do Recife, com alto fluxo de pessoas – Foto: Leandro de Santana

A economia do Nordeste, medida pelo índice de atividade IBCR-NE do Banco Central (Bacen), cresceu 3,2% no 1º trimestre de 2024, ultrapassando o crescimento nacional de 1%. Com esse desempenho, a região liderou o crescimento econômico no Brasil, seguida pelo Norte e Sudeste, ambos com 3,1%, e o Sul, com um aumento de 1,4%.

De acordo com o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), setor de pesquisa do Banco do Nordeste (BNB), o crescimento econômico regional foi impulsionado pelo comércio e serviços, favorecidos pelo consumo das famílias. Allisson Martins, gerente executivo do Etene, afirmou: “Sem dúvida, a demanda, o consumo das famílias, foi o principal motor do crescimento da região. Estamos percebendo uma geração de empregos formais bem robusta, o aumento da renda real, e isso está possibilitando o consumo das famílias.”

Os recursos aplicados no comércio e nos serviços pelo BNB aumentaram 47% no último período, subindo de R$ 1,9 bilhão no 1º trimestre de 2023 para mais de R$ 2,8 bilhões no mesmo período de 2024. Isso confirma a melhoria econômica na região. O especialista também destacou que o aumento no emprego formal e na renda média real, juntamente com a desinflação, contribuíram para esse crescimento.

Martins explicou que a inadimplência no Nordeste, tradicionalmente mais alta que a média nacional, está mostrando uma tendência de queda devido à melhoria da renda das famílias. Entre os estados, o Ceará se destacou com o maior crescimento no índice de atividade econômica, registrando um aumento de 4,4% no primeiro trimestre de 2024, impulsionado pelo aumento nas vendas do comércio varejista.

Cédulas e moedas de Real – Foto: Reprodução

A Bahia apresentou um crescimento de 3,1% no índice de atividade estadual, enquanto Pernambuco teve um aumento de 2,5%, conforme o índice de atividade econômica do Bacen. Aldemir Freire, diretor de Planejamento do BNB, comentou que o crescimento da região é impulsionado por fatores conjunturais e destacou o papel do Nordeste na liderança do setor energético do Brasil.

“Nossa visão é de que o Nordeste vai liderar o crescimento brasileiro nos próximos 10 anos. Com a liderança na área de energia, a região concentra 80% dos novos investimentos do setor energético do país nos últimos anos”, afirmou Freire, que ressaltou que o crescimento da economia brasileira está diretamente ligado ao Nordeste devido à oferta de energia limpa e ao potencial agrícola da região.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link