STF começa a julgar mandantes do assassinato de Marielle nesta terça

Atualizado em 18 de junho de 2024 às 6:50
Chiquinho Brazão, Rivaldo Barbosa e Domingos Brazão. Foto: reprodução

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta terça-feira (18) a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os supostos mandantes dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorridos em 2018. Com informações do G1.

Se a acusação for aceita, os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, além do ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, se tornarão réus e responderão a uma ação penal.

Vale destacar que o julgamento ocorre no STF porque Chiquinho Brazão é deputado federal, e pela Constituição, deputados têm foro privilegiado, sendo julgados no Supremo Tribunal Federal. O ministro Alexandre de Moraes é o relator do caso no STF.

Polícia trabalha com tese de complô de mandantes na morte de Marielle | VEJA
Marielle Franco. Foto: reprodução

Os mandantes

Chiquinho Brazão, deputado federal pelo Rio de Janeiro, foi expulso do União Brasil após ser preso em março, acusado de ser mandante do assassinato. A PGR acusa o parlamentar de homicídio qualificado e tentativa de homicídio.

Já Domingos Brazão, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, também foi preso em março e é acusado de crime de organização criminosa, homicídio qualificado e tentativa de homicídio.

Rivaldo Barbosa, chefe da Polícia Civil do Rio na época das investigações, foi preso e é acusado de homicídio qualificado e tentativa de homicídio.

Outros envolvidos no julgamento incluem Ronald Paulo de Alves Paula, major da Polícia Militar, acusado de monitorar os deslocamentos de Marielle e identificar que ela participaria de um evento na noite do assassinato, e Robson Calixto Fonseca, conhecido como Peixe, ex-assessor de Domingos Brazão no TCE do Rio, acusado de fornecer a arma usada no crime.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link