“Passei o roteiro a ela”, diz o bolsonarista Girão sobre atriz xarope que imitou feto no Senado

Atualizado em 18 de junho de 2024 às 19:56
O senador bolsonarista Eduardo Girão (Novo-CE). Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador bolsonarista Eduardo Girão (Novo-CE) afirmou que enviou um roteiro à contadora de histórias Nyedja Gennari, que interpretou um teatro bizarro durante audiência no Senado Federal nesta segunda (17). O parlamentar presidiu a sessão em que o “monólogo do feto” foi interpretado.

“Eu já fiz dezenas de audiências aqui no plenário do Senado e essa artista pode se expressar livremente, nós não estamos numa ditadura ainda”, afirmou Girão. O senador ainda reclamou da “polêmica” que o episódio gerou.

“Nós dialogamos sobre isso, eu passei mais ou menos o roteiro para ela do que seria. Ela já fez outras apresentações aqui”, prosseguiu. “Eu não entendo esse tipo de polêmica. Ela expressou através da arte, da livre manifestação artística, o que acontece na assistolia fetal. Tem tudo a ver”, prosseguiu Girão.

O CFM (Conselho Federal de Medicina) publicou uma resolução que proíbe a técnica, que consiste na aplicação de substâncias por meio de injeção para parar os batimentos cardíacos do feto, no início deste ano e o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a norma em maio.

Foi durante uma audiência no Senado que a contadora de histórias protagonizou a “peça” em que um feto implora para não passar pelo procedimento. Nyedja Gennari é escritora e professora, já fez outras encenações do tipo no Senado e ficou conhecida em Brasília por se apresentar para crianças em shoppings, casamentos, aniversários, eventos e velórios.

O Senado voltou a debater o tema em meio à tramitação do projeto de lei que propõe aplicar pena de homicídio simples a mulheres que realizarem o aborto após a 22ª semana de gestação, o “PL do aborto”, na Câmara dos Deputados.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link