Uso abusivo de ivermectina pode estar por trás de surto de sarna em SC

Atualizado em 18 de junho de 2024 às 21:12
Creche sendo desinfectada
Creche sendo desinfectada – Divulgação

O uso indiscriminado de ivermectina para Covid-19 pode estar contribuindo para um surto de escabiose, conhecida como sarna, em duas creches de Balneário Camboriú, Santa Catarina. Estudos recentes sugerem que o abuso do medicamento, presente nos “kits Covid”, pode ter aumentado a resistência do parasita responsável pela doença.

Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) identificaram em 2021 que o ácaro Sarcoptes scabiei desenvolveu uma superresistência, possivelmente devido ao uso excessivo de ivermectina. Nos últimos anos, surtos de escabiose têm sido relatados em várias cidades brasileiras.

O médico infectologista Fábio Gaudenzi de Faria, da Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, afirmou ao NSC Total que, embora não se possa confirmar a ligação direta com o caso de Balneário Camboriú sem avaliar a resistência do parasita, essa possibilidade existe.

Três caixas de Ivermectina lado a lado
Caixas de Ivermectina – Reprodução/Agência Brasil

O especialista destacou a falta de dados robustos sobre a doença, já que a escabiose não é monitorada pelo Ministério da Saúde. Ele ressalta a importância de os municípios notificarem surtos à Vigilância, algo que nem todas as cidades fazem.

“Se houver um aumento dos surtos vamos precisar mudar a vigilância, para entender o motivo da mudança do perfil”, explicou o superintendente.

A secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Caroline Prazeres, não acredita que o surto de sarna nas creches esteja diretamente ligado ao abuso de ivermectina. Ela explica que a transmissão foi restrita ao ambiente das creches, afetando crianças de um a cinco anos: “O surto está bem restrito ao ambiente, houve uma transmissão em série, entre crianças de um a cinco anos”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link