Moraes revê decisão e derruba censura em reportagens com denúncias contra Lira

Atualizado em 19 de junho de 2024 às 21:13
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a retirada imediata da censura imposta por ele a conteúdos jornalísticos com declarações de Jullyene Lins, ex-esposa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

O magistrado recuou da decisão um dia após ter atendido ao pedido da defesa de Lira.

Na decisão divulgada nesta quarta-feira (19), Moraes afirmou que “entendeu necessária, adequada e urgente a interrupção dos perfis indicados, por visualizar suposto abuso no exercício de um direito, com ferimento a honra, intimidade, privacidade e dignidade”.

Segundo o ministro, informações obtidas após a realização dos bloqueios determinados “demonstram que algumas das URLs não podem ser consideradas como pertencentes a um novo movimento em curso, claramente coordenado e orgânico, e nova replicagem, de forma circular, desse mesmíssimo conteúdo ofensivo e inverídico”.

Jullyene Lins, ex-esposa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Folhapress

“São veiculações de reportagens jornalísticas que já se encontravam veiculadas anteriormente, sem emissão de juízo de valor”, escreveu o magistrado.

Na terça-feira (18), Moraes havia determinado a remoção de dois vídeos e dois textos jornalísticos com denúncias de Jullyene Lins contra Lira. Entre os conteúdos afetados estavam uma entrevista feita pela Folha de S.Paulo em 2021 e reportagens de veículos como Mídia Ninja, Terra e Brasil de Fato sobre o caso.

Na terça, Moraes fixou um prazo de duas horas para a remoção dos conteúdos mencionados, incluindo “qualquer postagem com conteúdo veiculando matéria idêntica a dos URLs acima mencionados, sob pena de multa diária de R$ 100 mil”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link