VÍDEO – “Eu discordo”: comentaristas da GloboNews se desentendem e causam climão

Atualizado em 21 de junho de 2024 às 16:35
Flávia Oliveira e Demétrio Magnoli. Foto: reprodução

Os jornalistas Demétrio Magnoli e Flávia Oliveira se desentenderam durante o programa “Estúdio I”, da GloboNews, nesta sexta-feira (21). Enquanto falavam sobre o Projeto de Lei 1904, que equipara o aborto ao crime de homicídio se realizado após a 22ª semana, Magnoli defendeu que há um grande número de mulheres a favor do projeto, chamando atenção para a proporção de parlamentares mulheres que assinaram o texto do deputado bolsonarista Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) na Câmara.

Já sua colega afirmou que o PL, que fala sobre o direito das mulheres, foi conduzido principalmente por homens. “Dos 32 parlamentares que assinaram como autores deste projeto, 12, ou 11, são mulheres”, disse Flávia, mencionando a deputada evangélica Renilce Nicodemos (MDB-PA), que desistiu do apoio após a repercussão negativa.

Então você vê muito nitidamente que esse é um debate que está mais próximo das mulheres, por óbvio, que as mulheres estão mais informadas e mobilizadas, e a proposta legislativa parte predominantemente de homens”, completou, dizendo que a “cara” do texto ficou com Sóstenes e com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados. 

Magnoli a interrompeu alegando que essa afirmação não representaria a verdade “numericamente”. “Há mais deputados homens que assinaram o projeto do que mulheres, mas, proporcionalmente, em relação ao total de deputadas mulheres na Câmara, me parece que a proporção de mulheres que assinaram, que é o que interessa em relação ao total de deputadas na Câmara, é maior”, argumentou. 

Flávia interveio novamente: “Eu entendo seu ponto, mas ainda assim discordo, porque as autorias são de quem assina, né? A maioria dos que assinam a autoria dos projetos, então, em tese, são o grupo mais comprometido com eles. Predominantemente homens na razão de dois para um”, emendou a comentarista.

Veja a discussão completa:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link