Câmara paga viagens de Zambelli à região na qual seu marido será candidato

Atualizado em 23 de junho de 2024 às 8:12
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) usou a cota parlamentar para financiar passagens aéreas para o Ceará. Foram 14 voos custeados pela verba entre 2023 e 2024, somando mais de R$ 23 mil. A informação é do Metrópoles.

No primeiro semestre deste ano, houve um aumento nas viagens para Fortaleza pagas pela Câmara dos Deputados. Em 2023, foram emitidas três passagens – em 2024, esse número subiu para sete.

Os cartões de embarque foram emitidos pelo Sistema de Gestão de Passagens Aéreas (Sigepa), que permite reservas de passagens aéreas para deputados e assessores.

O marido da parlamentar, Coronel Aginaldo (PL), é pré-candidato à Prefeitura de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Aginaldo teve a candidatura endossada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o chamou de “nosso comandante”.

Carla Zambelli e o marido, Coronel Aginaldo. foto: Reprodução/Redes Sociais

Segundo os regulamentos da Câmara, é permitido o uso de recursos fora do estado de origem do deputado, desde que os gastos estejam ligados à atividade parlamentar.

Em nota, o gabinete de Zambelli alegou que todos os gastos foram realizados em conformidade com as regulamentações internas da Câmara. “Apesar de representante eleita pelo estado de São Paulo, é fato de amplo conhecimento público que a deputada é casada com o Coronel Aginaldo, do quadro reserva da Polícia Militar do Estado do Ceará, sendo referida unidade da federação um dos domicílios conjugais”, afirmou.

O gabinete disse ainda que a atuação parlamentar de Zambelli “possui abrangência nacional, participando de uma série de eventos em todo o Brasil”.

Em julho do ano passado, Zambelli alugou um carro por dez dias na capital cearense. A despesa de R$ 3 mil também foi reembolsada pela Câmara dos Deputados.

Ao ser questionado sobre o gasto, o gabinete informou que a cota parlamentar também cobre gastos com logística para participação em agendas políticas, incluindo reuniões com lideranças partidárias locais, encontros com apoiadores e autoridades.

“Na referida ocasião, a parlamentar participou de encontros com atores políticos do espectro conservador cearense, bem como encontros com membros da bancada federal do Partido Liberal eleitos pelo Ceará”, disse o gabinete.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link