Julian Assange é um jornalista, editor e ativista australiano, mais conhecido por ser o fundador do WikiLeaks, uma organização dedicada à publicação de documentos secretos e informações confidenciais de governos e corporações. Ele nasceu em 3 de julho de 1971 em Townsville, Queensland, Austrália.
Assange ganhou notoriedade mundial em 2010, quando o WikiLeaks divulgou uma série de documentos confidenciais do governo dos Estados Unidos, incluindo vídeos, correspondências diplomáticas e registros de guerra sobre as atividades militares dos EUA no Iraque e no Afeganistão.
Essas divulgações, que incluíam o famoso vídeo “Collateral Murder”, geraram grande controvérsia e levaram a uma perseguição legal significativa contra ele.
Em 2012, Assange buscou asilo na Embaixada do Equador em Londres para evitar a extradição para a Suécia, onde enfrentava acusações de crimes sexuais, que ele negou e que posteriormente foram arquivadas. Ele permaneceu na embaixada equatoriana por quase sete anos até ser preso pela polícia britânica em abril de 2019, após o Equador retirar seu asilo.
Assange lutava contra a sua extradição para os Estados Unidos, onde era acusado de espionagem e outros crimes relacionados à publicação de documentos confidenciais. Nesta segunda-feira (24) ele assumiu os crimes pelos quais era acusado perante a Justiça dos EUA em troca de sua libertação. Sua mulher, Stella Assange, postou o vídeo abaixo, no qual o ativista aparece embarcando para seu país natal:
Julian is free!!!!
Words cannot express our immense gratitude to YOU- yes YOU, who have all mobilised for years and years to make this come true. THANK YOU. tHANK YOU. THANK YOU.
Follow @WikiLeaks for more info soon…pic.twitter.com/gW4UWCKP44
— Stella Assange #FreeAssangeNOW (@Stella_Assange) June 25, 2024
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link