Líder do golpe na Bolívia ordenou tiros contra o povo, mas militar desobedeceu

Atualizado em 1 de julho de 2024 às 21:55
General Juan José Zúñiga é preso horas após liderar um golpe de Estado na Bolívia. Foto: Daniel Miranda/AFP

O ministro de Governo da Bolívia, Eduardo Del Castillo, disse no domingo (30) que o general Juan José Zúñiga, que liderou uma tentativa de golpe de Estado no país sul-americano, ordenou que os militares atirassem contra o povo. Um comandante, no entanto, não obedeceu.

“Zúñiga deu a instrução de atirar nas pessoas que estavam nas imediações do Palácio Quemado [sede do governo] e da Casa Grande [residência presidencial]. O comandante da oitava divisão, de acordo com algumas descobertas, disse a ele que não iria acatar essa ordem e Zúñiga o ameaçou de retirá-lo do cargo”, disse o ministro a uma rádio local, segundo o jornal La Razón.

Del Castillo afirmou ainda que o comandante teria dito que o que estavam fazendo era errado e contra a Constituição do país.

“Imaginem se fosse outro membro das Forças Armadas, de menor patente, e tivesse obedecido a ordem. Provavelmente, neste momento, estaríamos informando a perda de milhares de bolivianos”, destacou.

Ministro de Governo da Bolívia, Eduardo Del Castillo. Foto: Reprodução

Segundo o ministro, a insurgência estava sendo planejada desde maio, período em que foram realizados cursos para preparar militares para andar com tanques em áreas urbanas, e que Zúñiga se reuniu com militares da reserva e em serviço, além de civis.

Tanques do Exército da Bolívia cercaram por algumas horas na última quarta-feira (26) a Praça Murillo, sede do governo local, e invadiram o prédio. Na ocasião, o general disse, sem apresentar provas, que o presidente boliviano Luis Arce teria arquitetado um autogolpe para aumentar sua popularidade.

Após horas de impasse, Zúñiga foi preso e os comandantes das Forças Armadas do país foram substituídos. Em seguida, tanques e soldados que cercavam a sede do Executivo se desmobilizaram.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link