O Partido Trabalhista, de centro-esquerda, celebrou uma vitória esmagadora nas eleições para o Parlamento britânico, encerrando um intervalo de 14 anos sem conquistar a maioria. Durante a madrugada desta sexta-feira, 5 de julho, o partido ultrapassou o número necessário de assentos para garantir a maioria parlamentar.
Para garantir a vitória, era preciso conquistar 326 dos 650 assentos no Parlamento do Reino Unido. Até a última atualização, os Trabalhistas haviam obtido 410 assentos, enquanto os Conservadores contavam com apenas 119.
Com essa vitória, Keir Starmer, líder dos Trabalhistas, deve ser nomeado o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Em seu discurso de vitória, Starmer afirmou que seu mandato exigirá “grande responsabilidade” e prometeu trabalhar imediatamente para promover melhorias no país.
“Eu prometo o seguinte: quer você tenha votado em mim ou não, servirei todas as pessoas neste distrito eleitoral”, disse Starmer.
We said we will stop the chaos. And we will.
We said we will turn the page. And we have.
The work of change begins today. pic.twitter.com/nROZuPdxNj
— Keir Starmer (@Keir_Starmer) July 5, 2024
Vale destacar que a imprensa britânica está descrevendo o resultado como uma “lavada” dos Trabalhistas. Por outro lado, o Partido Conservador, liderado pelo atual primeiro-ministro Rishi Sunak, sofreu uma derrota sem precedentes.
Rishi Sunak reconheceu a derrota e informou que ligou para Starmer para parabenizá-lo. Ele também assegurou que a transição será pacífica e ordenada.
A vitória do Partido Trabalhista representa uma guinada à esquerda no cenário político do Reino Unido, contrastando com a onda conservadora que tem beneficiado partidos de extrema-direita em países como Itália, França e Alemanha, além do Parlamento Europeu.
Confira o desenho do Parlamento do Reino Unido:
- Partido Trabalhista (centro-esquerda): aumenta de 205 para 410 assentos (+205)
- Partido Conservador (centro-direita): cai de 344 assentos para 119 (-225)
- Partido Liberal Democrata: aumenta de 15 para 71 (+56)
- Partido Nacional Escocês: cai de 43 para 9 (-34)
- Sinn Féin: manteve 7
- Partido Reformista (extrema direita): aumenta de 1 para 4 (+3)
- Partido do País de Gales: sobe de 3 para 4 (+1)
- Partido Verde: sobe de 1 para 4 (+3)
- A definir: 6
- Outros: 16