PF indicia Zé Trovão, Sérgio Reis e outros 11 bolsonaristas por atos antidemocráticos

Atualizado em 5 de julho de 2024 às 8:04
Os bolsonaristas Zé Trovão e Sérgio Reis. Foto: reprodução

A Polícia Federal (PF) indiciou o deputado federal Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão (PL-SC), e o cantor Sérgio Reis por organizarem atos antidemocráticos no 7 de setembro de 2021. Além deles, outras 11 pessoas também foram indiciadas, conforme informações do colunista Aguirre Talento, do UOL.

Os envolvidos, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foram acusados de incitar a obstrução de vias e pressionar pelo impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Após concluir o inquérito, a PF indiciou Zé Trovão, Sérgio Reis e os demais pelos crimes de incitação ao crime, cuja pena varia de três a seis meses de detenção, associação criminosa, com reclusão de um a três anos, e tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes.

Para o último crime, a PF aplicou a antiga Lei de Segurança Nacional, vigente na época dos fatos, que prevê pena de dois a seis anos de prisão.

Sérgio Reis e Zé Trovão. Foto: reprodução

Entre os indiciados estão também Antônio Galvan, ex-presidente da Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja e Milho), e o jornalista bolsonarista Oswaldo Eustáquio, ambos acusados de incitação ao crime e associação criminosa.

Vale destacar que a investigação foi iniciada em 2021 a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que identificou convocações para manifestações antidemocráticas nas redes sociais no 7 de setembro.

Zé Trovão foi alvo de um mandado de prisão na época e ficou foragido por um mês. Em 2022, foi eleito deputado federal e atualmente usa tornozeleira eletrônica.

Além disso, a PF concluiu que os investigados se organizaram para realizar atos contra o Estado democrático. O inquérito foi enviado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, que decidirá se apresentará denúncia contra os acusados.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link