Governo altera “Nova Raposo Tavares” após críticas de vizinhos; entenda o projeto

Atualizado em 6 de julho de 2024 às 0:22
Trecho da Raposo Tavares, vista de cima
Trecho da Raposo Tavares – Reprodução/Governo de SP

Após mobilização de associações de bairros e ambientalistas, o governo estadual anunciou alterações significativas no projeto Nova Raposo, que prevê a concessão da rodovia Raposo Tavares e obras de grande impacto entre São Paulo e Cotia.

Alterações no Projeto Original

A alça sobre o Rio Pinheiros, que desviaria o trânsito para a Rua Batuíra em Alto de Pinheiros, foi removida. Em seu lugar, haverá uma conexão entre a Avenida Escola Politécnica e a via expressa da Marginal Pinheiros. Mudanças também foram planejadas para os acessos à região da Granja Viana e à área urbana de Cotia.

Redução de Impactos

Raquel França Carneiro, diretora da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), afirmou que as mudanças no projeto incluíram sugestões de audiências e consultas públicas, além de demandas de associações de moradores. “Tentamos reduzir ao máximo o impacto nas comunidades ao lado da rodovia, as desapropriações e a retirada de vegetação”, disse ela ao Estadão.

Para minimizar os impactos ambientais e comunitários, o eixo da rodovia pode ser alterado em determinados trechos, incluindo áreas próximas ao acesso à Granja Viana, Parque da Previdência e comunidade Piemonteses. Na chegada ao Butantã, haverá ampliação da alça da Rua Alvarenga e obras na Rua Sapetuba para eliminar cruzamentos em nível.

Viadutos e Faixas Exclusivas

Os novos viadutos ao lado da Ponte Eusébio Matoso serão mantidos para melhorar a distribuição do tráfego. As faixas exclusivas para ônibus na Raposo Tavares serão deslocadas para as vias marginais, que terão 48 quilômetros contínuos (24 de cada lado) e uma velocidade reduzida em comparação à via expressa.

Tarifas de Pedágio

As tarifas de pedágio foram ajustadas e agora variam entre R$ 0,54 e R$ 4,84. A cobrança começará apenas após a conclusão das obras, prevista para o 8º ano após a assinatura do contrato. Seis pórticos de pedágio serão instalados ao longo da rodovia, com cobrança nos dois sentidos.

Rodovia Raposo Tavares vista de cima com tarja da Globo
Rodovia Raposo Tavares – Reprodução/TV Globo

Contribuições e Críticas

Durante a consulta pública, o projeto recebeu cerca de 1,8 mil contribuições, e reuniões foram realizadas com prefeituras e movimentos da sociedade civil. Estudo do Movimento Nova Raposo, Não!, que reúne 105 entidades, destacou que o projeto original interferiria em 2 milhões de m² de áreas verdes.

Impacto Ambiental

O estudo indicou que a obra original removeria 1.121 árvores de grande porte e 12 mil m² de vegetação no Parque da Previdência. Em São Paulo, seriam desapropriados 1.096 lotes para a construção das marginais, afetando principalmente a comunidade Piemonteses.

Considerações das Prefeituras

A Prefeitura de São Paulo afirmou que qualquer intervenção urbana terá de ser aprovada pelos órgãos técnicos municipais. O prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), solicitou estudos para permitir que moradores locais cheguem a São Paulo sem pagar pedágio e propôs um corredor de ônibus até a capital.

Declarações do Governo Estadual

Raquel França Carneiro afirmou que o projeto ainda passará por novas discussões e que as obras estão programadas para ocorrer entre o 4º e o 8º ano da concessão. Novas audiências públicas serão realizadas para a obtenção das licenças ambientais.

A remodelagem do projeto precisa ser aprovada pela Artesp e pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) antes de ser apresentada à Prefeitura da capital.

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