Datafolha: como está a disputa em SP entre brancos, pardos e pretos

Atualizado em 6 de julho de 2024 às 17:26
Guilherme Boulos e Ricardo Nunes. Foto: Divulgação

Na disputa pela Prefeitura de São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) estão em empate técnico, segundo os dados mais recentes do Datafolha. Ambos alcançaram 24% e 23% das intenções de voto respectivamente, quando os eleitores são segmentados por critério étnico-racial.

Os números mostram um cenário equilibrado entre os candidatos tanto entre os eleitores brancos, onde Boulos lidera com 27% contra 25% de Nunes, quanto entre os pardos, grupo onde Nunes se destaca com 24% contra 19% do psolista.

Entre os eleitores pretos, Boulos tem 26% contra 21% de Ricardo Nunes, mantendo um empate técnico dentro das margens de erro da pesquisa, que são de cinco pontos para os brancos e pardos, e sete pontos para o eleitorado preto.

Candidatos à Prefeitura de São Paulo. Foto: Divulgação

Em comparação com a pesquisa de maio, Boulos continuou à frente entre os eleitores brancos, enquanto Nunes apresentou uma leve vantagem entre os pardos e ambos mantiveram um empate entre os pretos, com 22% das intenções de voto cada.

Além de Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, José Luiz Datena (PSDB) figura com 12% da preferência entre os eleitores brancos, enquanto Tabata Amaral (PSB) marca 8% tanto entre pardos quanto entre pretos, de acordo com os resultados da pesquisa.

O levantamento foi realizado entre terça-feira (2) e quinta-feira (4), entrevistando 1.092 eleitores na capital paulista. A pesquisa foi contratada pela Folha e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-01178/2024.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link