Em cúpula do Mercosul, Lula critica resgate das “experiências ultraliberais” na região

Atualizado em 8 de julho de 2024 às 19:19
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante discurso na Cúpula do Mercosul, no Paraguai. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta segunda-feira (8) o que chamou de “nacionalismo arcaico e isolacionista” durante a Cúpula do Mercosul, realizada no Paraguai, bem como criticou o resgate de “experiências ultraliberais” na região.

A declaração ocorreu na primeira reunião do bloco sul-americano sem a presença do presidente da Argentina, Javier Milei. O líder argentino desistiu de participar do encontro e enviou a chanceler Diana Mondino para representá-lo.

Durante seu discurso, o petista condenou posturas de isolamento dentro do bloco. “Não faz sentido recorrer ao nacionalismo arcaico e isolacionista, tampouco à justificativa para resgatar experiências ultraliberais que apenas agravaram desigualdades na nossa região”, disse.

Lula também destacou a importância da integração em um cenário global, apesar das divergências políticas entre os chefes de Estado.

“O Mercosul é resiliente e tem sobrevivido aos difíceis anos de desintegração. Pensar igual nunca foi critério para engajamento construtivo nas tarefas do bloco. A diversidade de opiniões, sem extremismos e intolerância, é bem-vinda”, prosseguiu.

Após a fala do presidente brasileiro, o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, enfatizou a importância da presença dos presidentes nos debates da cúpula. “Não importa somente a mensagem. É muito importante o mensageiro e, obviamente, não menosprezo ninguém. Mas, se o Mercosul é tão importante, aqui deveriam estar todos os presidentes”, pontuou.

“Eu presto importância ao Mercosul. E se realmente acreditamos nesse bloco, deveríamos estar todos”, acrescentou o presidente do Uruguai.

O presidente da Bolívia, Luis Arce, agradeceu o apoio recebido pela “maior parte” dos países da região após a tentativa fracassada de golpe de Estado e, sem mencionar Milei, criticou as declarações sobre um “suposto autogolpe”.

“Lamentamos declarações infundadas e poucos sérias sobre um suposto autogolpe quando lamentavelmente se tratava de um clássico golpe de Estado”, afirmou Arce.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link