VÍDEO – “Elejam quem quiserem”, diz Lula sobre disputa na Venezuela

Atualizado em 19 de julho de 2024 às 15:53
O presidente Lula. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente Lula afirmou que não vai “brigar” com a Venezuela, Nicarágua ou Argentina por conta das eleições ou dos chefes de Estado escolhidos para os países. O petista afirmou que está interessado nas relações entre as nações.

“Por que eu vou querer brigar com a Venezuela? Por que eu vou querer com Nicarágua? Por que eu vou querer com a Argentina? Eles que elejam os presidentes que quiserem. O que me interessa é a relação de Estado para Estado, o que o Brasil ganha e o que perde nesta relação”, afirmou Lula.

Ele afirma que o país é o único “sem contencioso com ninguém”. “Todo mundo gosta do Brasil e o país tem que gostar de todo mundo”, prosseguiu. As declarações foram dadas durante o anúncio da execução de obras em rodovias de São Paulo nesta sexta (19).

A fala ocorre em meio à disputa eleitoral na Venezuela, marcada para o próximo dia 28. O atual mandatário do país, Nicolás Maduro, disputará por um terceiro mandato de seis anos.

Recentemente, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) disse acompanhar a disputa com “preocupação” após o bloqueio do registro de candidatura de Corina Yoris, opositora de Maduro, nas eleições.

Essa foi a primeira crítica da pasta ao país durante a gestão de Lula e o governo Maduro rebateu as críticas, dizendo que a nota publicada pelo MRE “parece ditada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link