De acordo com a BBC, tubarões da costa do Brasil testaram positivo para cocaína, dizem cientistas. Biólogos marinhos testaram 13 tubarões-de-pala brasileiros retirados das proximidades do Rio de Janeiro e encontraram altos níveis de cocaína em seus músculos e fígados. As concentrações eram até 100 vezes maiores do que as anteriormente relatadas para outras criaturas aquáticas.
A pesquisa, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz, é a primeira a detectar a presença de cocaína em tubarões. Especialistas acreditam que a cocaína chega às águas através de laboratórios ilegais onde a droga é fabricada ou por meio de excrementos de usuários de drogas. Pacotes de cocaína perdidos ou despejados por traficantes no mar também podem ser uma fonte, embora essa hipótese seja menos provável, dizem os pesquisadores.
Sara Novais, eco-toxicologista marinha do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade Politécnica de Leiria, disse à revista Science que as descobertas são “muito importantes e potencialmente preocupantes”. Todas as fêmeas no estudo estavam grávidas, mas as consequências da exposição à cocaína para os fetos são desconhecidas, afirmam os especialistas.
Mais pesquisas são necessárias para determinar se a cocaína está alterando o comportamento dos tubarões. No entanto, pesquisas anteriores mostraram que as drogas provavelmente têm efeitos semelhantes em animais e humanos. No ano passado, compostos químicos, incluindo benzoilecgonina, produzidos pelo fígado após o uso de cocaína, foram encontrados em amostras de água do mar coletadas na costa sul da Inglaterra.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link