Desde a última semana, aumentaram os comentários negativos sobre os uniformes que a delegação brasileira usará na cerimônia de abertura das Olimpíadas 2024, nesta sexta-feira (26), em Paris. Desenvolvidos pela Riachuelo, as jaquetas jeans, parte do traje, têm bordados feitos por artesãs do Rio Grande do Norte.
Alcilene Medeiros da Conceição, de 44 anos, é bordadeira em Timbaúba dos Batistas (RN) e coordena o grupo Timbaúba dos Bordados, que colaborou com o Instituto Riachuelo na criação dos trajes dos atletas. Ela afirma que tem acompanhado a repercussão negativa nas redes sociais sobre as roupas bordadas por sua equipe. “Eu vejo como uma forma de preconceito com o povo e a região do Nordeste”, comentou, ao #Hashtag.
A ideia e o design foram desenvolvidos pelo Instituto Riachuelo, e as bordadeiras, sob a coordenação de Alcilene, decoraram as jaquetas com onças, araras e tucanos. “O uniforme não está feio. Foi feito com muito amor, carinho e capricho e pensado no conforto dos atletas. Eu super queria um para mim”, afirmou a entrevistada.
Salmira Torres, de 69 anos, é artesã, presidente da Associação das Bordadeiras e secretária de Desenvolvimento e Turismo do município. Ela conta que a associação recebeu a encomenda do Instituto Riachuelo em 15 de outubro de 2023, com um prazo de 90 dias para bordar 1.500 peças.
Sobre as críticas, a artista vê a repercussão de forma positiva: “É uma maravilha, porque é uma grandeza para o nosso município que fica no semiárido nordestino. Estamos valorizando a nossa fauna e flora, e nada mais lindo do que a gente levar um pouco do nosso Brasil para as Olimpíadas”.
Salmira Torres e Jailma Araújo, coordenadora de artesanato no município, representarão as bordadeiras em Paris, com financiamento da Embratur, e levarão uma máquina para divulgar o trabalho da cidade na capital francesa.
Cathyelle Schroeder, CMO da Riachuelo, explica que a parceria com as bordadeiras foi pontual e faz parte do programa Pró-Sertão, lançado em 2013 para incentivar a geração de empregos no semiárido do Rio Grande do Norte. Sobre as críticas aos uniformes, a executiva afirma que é papel da empresa ouvir os consumidores e aprender com eles. Segundo ela, ao contrário do que se comenta, os bordados são os mais elogiados.
No site da loja, a jaqueta jeans unissex está disponível por R$ 599,90.
Confira a opinião de alguns internautas sobre os uniformes:
Pedi pro chat GPT gerar imagens de como poderia ser o uniforme do Brasil para a abertura das olimpíadas de Paris e simplesmente não entra na minha cabeça QUEM ACHOU QUE SAIÃO, JAQUETA JEANS E HAVAIANAS seria o look perfeito para a ocasião ?? pic.twitter.com/JHQVaAFIx0
— Peter Pan (@Mateus_Peixotto) July 12, 2024
Aqui, esse desenho aí na jaqueta e a bolsinha descolada são para parecer que não é para o culto e sim para o retiro espiritual de jovens?
Por que já não meteu uma bíblia como parte do uniforme para os atletas segurarem? Se é para esculachar, esculacha direito. pic.twitter.com/MBo2fUbeaw— Luis Di Vasca (@DiVasca) July 23, 2024
Afronte demais isso.. a Riachuelo tem a cara de pau de vender essa jaqueta horrorosa do uniforme do Brasil por 600 reais é pra acabar ? pic.twitter.com/aF8XgInZNn
— apenas Rods. (@oisourodz) July 21, 2024
mano os uniformes das olimpíadas todos fodas e o do brasil é uma JAQUETA JEANS galera eu nao to legal isso ta me fazendo muito mal pic.twitter.com/0FR1LBAXjP
— sasa (@pareidefumarpod) July 12, 2024
trocamos isso por uma jaqueta jeans pqp eu odeio o brasil https://t.co/89CYhjBlBY
— only a sad leo (@almeidaaleo) July 23, 2024
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link