A deputada democrata Rashida Tlaib, americana de ascendência palestina, protestou contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante discurso no Congresso dos Estados Unidos nesta quarta (24). Ela levantou uma placa chamando o premiê de “War criminal” (“criminoso de guerra”, em português) enquanto alguns colegas aplaudiam sua fala.
Rashida Tlaib é a única palestina-americana no Legislativo americano e já havia criticado a presença de Netanyahu no país antes de seu discurso. Ela chamou o convite feito pelos colegas de “vergonhoso” e afirmou que o premiê “deveria ser preso e enviado ao Tribunal Penal Internacional”.
A visita de Netanyahu ao país ocorre em meio a uma pressão internacional por um cessar-fogo. Ele foi recebido com protestos pró-Israel e pró-Palestina na entrada do Congresso americano, e durante o discurso disse que seu governo busca uma “vitória total” em Gaza.
VÍDEO: Deputada Rashida Tlaib, americana de ascendência palestina, permaneceu sentada durante o discurso de Netanyahu no Congresso dos EUA, e segurando uma placa que diz "Criminoso de Guerra" pic.twitter.com/fbFxze0IaW
— Rodrigo Luis Veloso (@rodrigoluisvelo) July 24, 2024
A parlamentar não foi a única a protestar contra o primeiro-ministro israelense. Muitos democratas ficaram de pé e não aplaudiram Netanyahu, como os senadores Tammy Baldwin e Chuck Schumer, líder da maioria na Casa.
Cerca de 100 estagiários da Câmara e do Senado ligaram para seus superiores dizendo que estavam doentes e não poderiam trabalhar hoje, segundo o jornal americano New York Times.
O discurso do premiê durou cerca de uma hora e ele ainda terá uma reunião com a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, nesta quinta (25). Ela chegou a ser cotada pra presidir seu discurso no Congresso, mas recusou o convite.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link