Mario Frias diz que ameaça a crítico significava: “Cuidado com o prato feito”

Atualizado em 29 de julho de 2024 às 22:20
O ex-secretário de Cultura Mario Frias de roupa escura, olhando para o lado e falando em microfone
O ex-secretário de Cultura Mario Frias – Reprodução/Jovem Pan

O ex-secretário de Cultura, Mario Frias, enfrentou a Comissão de Ética da Presidência da República após um comentário polêmico no Twitter. Frias afirmou que sua menção a “PF” referia-se a “prato feito” e não à “Polícia Federal” quando escreveu a um opositor: “Cuidado com PF”. Em abril, a Comissão rejeitou sua justificativa e impôs uma censura ética, a penalidade mais severa para ex-autoridades do governo federal.

Em 2020, Flávio Serafini, deputado estadual pelo PSol do Rio de Janeiro, criticou Frias no Twitter, fazendo referência à nomeação dele como secretário de Cultura no governo de Jair Bolsonaro (PL), dizendo que nenhum artista quis associar-se ao então presidente. Ele também mencionou uma crítica de Frias ao humorista Marcelo Adnet, chamando-o de “bobão”. Em resposta, o bolsonarista tuitou: “Cuidado com PF”.

Na época, Frias havia sido alvo de uma sátira de Marcelo Adnet após protagonizar a campanha “Um Povo Heroico” em celebração ao Dia da Independência e chamou o comediante de “crápula” em resposta.

Postagem que deu origem à ação
Postagem de Mario Frias que repercutiu – Reprodução/X

Segundo o Metrópoles, a defesa de Mario Frias argumentou no processo que a expressão “Cuidado com PF” significava “cuidado com Prato Feito” e não uma ameaça de uso da força policial. No entanto, o relator do caso, conselheiro Edson Leonardo Dalescio, rejeitou essa alegação, afirmando que o político, de fato, ameaçou o parlamentar, sugerindo uma possível ação da Polícia Federal sem justificativa.

A Comissão de Ética votou unanimemente pela censura ética a Mario Frias, a sanção mais severa para ex-autoridades. Embora a censura não o impeça de assumir novos cargos de confiança no governo federal, marca um ponto significativo em sua trajetória política.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link