Brasileiras fazem história nas Olimpíadas e conquistam 1ª medalha por equipes na ginástica

Atualizado em 30 de julho de 2024 às 16:08
Brasileiras comemorando o bronze em Paris. Foto: reprodução

O Brasil conquistou uma medalha inédita na ginástica artística nesta terça-feira (30). Em uma competição emocionante, o time feminino ficou com o bronze na final por equipes nas Olimpíadas de Paris-2024 e, pela primeira vez, um time brasileiro subirá ao pódio olímpico na categoria.

Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Júlia Soares, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira somaram 164.497 pontos e ficaram a menos de um atrás da Itália, que alcançou 165.494 para ficar a prata. A equipe estadunidense, favorita na competição, somou 171.296 para assegurar mais um ouro olímpico com apresentações marcantes de Simone Biles.

Com notas abaixo do esperado nos primeiros aparelhos, como as barras paralelas e trave, o Brasil precisou se recuperar nos equipamentos mais tradicionais: solo e salto, garantindo o pódio apenas na última apresentação, um salto de 15.100 de Rebeca para ultrapassar o time da Grã-Bretanha.

As brasileiras também tiveram um susto antes da competição. Ainda no aquecimento, Flavinha caiu das barras paralelas, sofreu um corte no supercílio precisou disputar a final com um curativo acima do olho e hematomas no rosto.

O Brasil ainda tem chance de ganhar mais cinco medalhas na ginástica artística feminina. Rebeca voltará ao ginásio de Paris para disputar a final geral individual ao lado de Flávia Saraiva na quinta-feira (1°), quando as atletas somam notas de todos os aparelhos.

Já no sábado (3), ela disputará uma medalha no salto, e entrará em duas brigas por pódio na segunda-feira (5): trave, ao lado de Júlia Soares, e solo, sua especialidade, podendo apresentar um novo número e uma música diferente para encantar os jurados.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link