Em manobra golpista, EUA declaram “vitória” de oposição na Venezuela

Atualizado em 1 de agosto de 2024 às 23:39
O secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Antony Blinken, falando com expressão séria, com bandeira dos EUA atrás
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken – Reprodução

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou que Edmundo González venceu as eleições da Venezuela, segundo comunicado publicado nesta quinta-feira (1º). O norte-americano também declarou que a reeleição de Nicolás Maduro não reflete a vontade do povo venezuelano.

Blinken alegou que o conselho eleitoral da Venezuela “não publicou dados desagregados ou nenhuma das folhas de contagem de votos, apesar dos repetidos apelos dos venezuelanos e da comunidade internacional para fazê-lo”.

O secretário destacou que, por outro lado, a oposição publicou mais de 80% das folhas de contagem recebidas diretamente das seções eleitorais em todo o país: “Essas folhas de contagem indicam que Edmundo González Urrutia recebeu a maioria dos votos nesta eleição por uma margem intransponível”.

Edmundo González Urrutia de perfil, com expressão séria
EUA reconheceram Edmundo González Urrutia como vencedor da eleição na Venezuela – Reprodução

“Dadas as evidências esmagadoras, está claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o povo venezuelano que Edmundo González Urrutia obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais da Venezuela em 28 de julho”, insistiu.

A Venezuela enfrenta uma série de protestos de extrema-direita e reações da comunidade internacional devido ao resultado do pleito que garantiu um segundo mandato a Nicolás Maduro. A eleição presidencial ocorrida no dia 28 de julho vem sendo acusada de fraude e opositores afirmam que o verdadeiro vencedor é Urrutia.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) publicou um relatório na terça-feira (30) apontando as supostas irregularidades nas eleições da Venezuela e também não reconhece o resultado.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link