Ramagem negocia contratação de agência de ex-assessor de Carluxo que integrou gabinete do ódio

Atualizado em 8 de agosto de 2024 às 11:32
Alexandre Ramagem e Carlos Bolsonaro. Foto: reprodução

A campanha de Alexandre Ramagem (PL), candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, está em tratativas para contratar uma empresa de comunicação que tem entre seus sócios um ex-assessor de Carlos Bolsonaro, conhecido por sua atuação no chamado “gabinete do ódio” durante o governo Bolsonaro, conforme informações do Globo.

A empresa, Mellon Comunicação e Marketing, já recebeu R$ 75 mil da cota parlamentar de Ramagem para gerir suas redes sociais desde junho de 2023, durante seu mandato como deputado federal.

José Matheus Sales Gomes, um dos sócios da Mellon, foi assessor de Carluxo na Câmara de Vereadores do Rio entre 2014 e 2019, antes de ser promovido a assessor especial da Presidência no Palácio do Planalto.

Ele é atualmente investigado pela Polícia Federal (PF) por envolvimento na disseminação de fake news e ataques à democracia durante o governo Bolsonaro. Em 2019, uma reportagem do Estadão revelou que José Matheus, juntamente com Tercio Arnaud Tomaz e Mateus Matos Diniz, gerenciava as redes sociais de Bolsonaro diretamente do Palácio do Planalto.

O sócio de José Matheus na Mellon, Leonardo Matedi Amorim, já foi apresentado à equipe de campanha de Ramagem, com o objetivo de coordenar as diversas frentes de comunicação do candidato. Além disso, Ramagem conta com apoio do próprio partido e dos marqueteiros Paulo Vasconcelos e Guillermo Raffo. Entretanto, nenhuma contratação foi formalizada ainda, já que a candidatura de Ramagem foi oficializada pela Justiça Eleitoral apenas recentemente.

Carluxo, Ramagem e Bolsonaro. Foto: reprodução

Segundo o portal Agenda do Poder, a influenciadora bolsonarista Elisa Brom também integrará a equipe de campanha de Ramagem. Elisa foi assessora no gabinete de Ramagem na Câmara entre março de 2023 e maio de 2024.

José Matheus também trabalhou no gabinete de Ramagem, mas foi exonerado após dois meses. Pouco tempo depois, a Mellon Comunicação e Marketing foi registrada e começou a prestar serviços ao deputado.

Além de Ramagem, outros parlamentares do PL, como Daniela Reinehr (SC), Marco Feliciano (SP) e Robinson Faria (RN), também contrataram os serviços da Mellon utilizando a cota parlamentar. Leonardo Amorim, sócio de José Matheus, já foi assessor no gabinete do senador bolsonarista Magno Malta (PL-ES), mas foi exonerado em junho de 2024.

Vale destacar que José Matheus é um aliado de longa data da família Bolsonaro, tendo chamado a atenção de Carluxo em 2013 ao administrar a página “Bolsonaro Zuero”, que criava memes com base nas declarações de Bolsonaro.

No ano seguinte, ele foi contratado para o gabinete de Carlos na Câmara de Vereadores do Rio e, em 2014, participou da campanha de Eduardo Bolsonaro, irmão de Carlos, em São Paulo.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link