A brasileira Bárbara Domingos entrou para a história da ginástica rítmica nesta quinta-feira (8). Após uma série de apresentações encantadoras, ela se tornou a primeira brasileira a chegar à final do individual nos Jogos Olímpicos.
Para se classificar na briga por medalhas, somou 129.750 nos quatro acessórios e ficou em oitavo lugar, de 12 ginastas que avançam. Ela somou 34.750 no arco, sendo a terceira melhor da classificação, 33.100 com a bola, 30.200 com as maçãs e 31.700 com a fita.
Bárbara Domingos quebrando TUDO ao som de “Garota de Ipanema” na sua maravilhosa apresentação da ginástica rítmica! ??✨ #GlôNasOlimpíadas #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/r1atzfqOgU
— TV Globo ? (@tvglobo) August 8, 2024
Bárbara de Kássia Godoy Domingos, mais conhecida como Babi Domingos, é natural de Curitiba, Paraná. Nascida em 2 de março de 2000, com 1,67m de altura, ela é treinada por Márcia Naves e já se destaca como um dos grandes nomes da ginástica rítmica brasileira. Com apenas 23 anos, Babi acumula uma série de conquistas que a colocam em destaque no cenário esportivo mundial.
Em 2023, Bárbara brilhou nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, onde conquistou três medalhas de ouro: no Individual Geral, Bola e Fita. Além disso, a ginasta alcançou o 3º lugar na Etapa de Cluj Napoca e na Etapa de Sofia da Copa do Mundo de 2023, ambas na prova de Fita, consolidando-se como uma das atletas mais promissoras da modalidade ao som de “Garota de Ipanema”.
Babi voltará a se apresentar, na disputa por medalha, já na próxima sexta-feira (9), às 9h30 de Brasília. Para sonhar com um ouro, ela tem o desafio de aumentar 10 pontos em sua pontuação, ou pelo menos 7 para brigar conquistar um lugar no pódio se as demais atletas mantiverem a média das notas.
Além da competição individual, o Brasil tem a chance de avançar na disputa por equipes após conseguir a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, e na etapa de Portimão, em Portugal, da Copa do Mundo Challenge de ginástica rítmica.
A fase classificatória começa na sexta-feira às 5h de Brasília. As representantes do Brasil nas Olimpíadas são Deborah Medrado, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pírcio, Sofia Madeira e Victória Borges.