Nesta quinta-feira (8), Duda e Ana Patrícia se classificaram para a final do vôlei de praia nas Olimpíadas de Paris, garantindo ao menos uma medalha de prata para o Brasil na modalidade.
A dupla número 1 do mundo no ranking do vôlei de praia, que representa a equipe mineira do Praia Clube de Uberlândia, é formada por Ana Patrícia Ramos, de 26 anos, que nasceu em Espinosa, Minas Gerais, e Eduarda dos Santos Lisboa, também de 26 anos, de Aracaju, Sergipe.
Elas se uniram após os Jogos de Tóquio 2020, realizados em 2021 devido à pandemia de Covid-19. Antes dessa junção, Duda competia ao lado de Ágatha, enquanto Ana Patrícia era parceira de Rebecca.
Com Ágatha, Duda conquistou oito ouros no Circuito Mundial e alcançou a nona posição em Tóquio. Já Ana Patrícia e Rebecca terminaram em quinto lugar na última Olimpíada e também foram campeãs brasileiras.
Apesar de competirem profissionalmente apenas a partir de 2021, elas se conhecem desde a época de juvenil, quando também formaram uma dupla vencedora. Juntas, conquistaram os Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, na China.
Além disso, elas foram bicampeãs mundiais sub-21, vencendo em 2016, na Suíça, e em 2017, na China.
Apaixonada por futebol, Ana Patrícia também tem chamado a atenção por improvisar lances de futevôlei nas areias de Paris. Na fase de grupos, ela “dominou” um saque de peito e a cena viralizou com o narrador Gustavo Villani a chamando de “peituda”.
Villani meteu um “PEITUDA” ao vivasso mané pic.twitter.com/FDKRva56gB
— Central do Braga (@CentralDoBrega) July 30, 2024
Na semifinal realizada na última quarta-feira (7), ela estava caída no chão, mas se esticou para salvar uma bola de cabeça e conquistar o ponto contra as letãs na sequência.
É MUITO recurso, meus amigos! Ana Patrícia não deixa cair NADA! ???#OlimpíadasNoSportv pic.twitter.com/1aImofp9Yp
— sportv (@sportv) August 7, 2024
As brasileiras voltam à Arena Torre Eiffel para definir a cor da medalha contra a dupla canadense Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson na próxima sexta-feira (9) às 17h30 de Brasília. Na semifinal, elas vencerem as australianas Mariafe Tacho del Solar e Taliqua Clancy, que eliminaram, nas oitavas-de-final, a outra dupla do Brasil, Bárbara e Carol Solberg.