Quem são Duda e Ana Patrícia, dupla sensação do vôlei de praia em Paris

Atualizado em 8 de agosto de 2024 às 17:30
Duda e Ana Patrícia. Foto: reprodução

Nesta quinta-feira (8), Duda e Ana Patrícia se classificaram para a final do vôlei de praia nas Olimpíadas de Paris, garantindo ao menos uma medalha de prata para o Brasil na modalidade.

A dupla número 1 do mundo no ranking do vôlei de praia, que representa a equipe mineira do Praia Clube de Uberlândia, é formada por Ana Patrícia Ramos, de 26 anos, que nasceu em Espinosa, Minas Gerais, e Eduarda dos Santos Lisboa, também de 26 anos, de Aracaju, Sergipe.

Elas se uniram após os Jogos de Tóquio 2020, realizados em 2021 devido à pandemia de Covid-19. Antes dessa junção, Duda competia ao lado de Ágatha, enquanto Ana Patrícia era parceira de Rebecca.

Com Ágatha, Duda conquistou oito ouros no Circuito Mundial e alcançou a nona posição em Tóquio. Já Ana Patrícia e Rebecca terminaram em quinto lugar na última Olimpíada e também foram campeãs brasileiras.

Apesar de competirem profissionalmente apenas a partir de 2021, elas se conhecem desde a época de juvenil, quando também formaram uma dupla vencedora. Juntas, conquistaram os Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, na China.

Além disso, elas foram bicampeãs mundiais sub-21, vencendo em 2016, na Suíça, e em 2017, na China.

Apaixonada por futebol, Ana Patrícia também tem chamado a atenção por improvisar lances de futevôlei nas areias de Paris. Na fase de grupos, ela “dominou” um saque de peito e a cena viralizou com o narrador Gustavo Villani a chamando de “peituda”.

Na semifinal realizada na última quarta-feira (7), ela estava caída no chão, mas se esticou para salvar uma bola de cabeça e conquistar o ponto contra as letãs na sequência.

As brasileiras voltam à Arena Torre Eiffel para definir a cor da medalha contra a dupla canadense Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson na próxima sexta-feira (9) às 17h30 de Brasília. Na semifinal, elas vencerem as australianas Mariafe Tacho del Solar e Taliqua Clancy, que eliminaram, nas oitavas-de-final, a outra dupla do Brasil, Bárbara e Carol Solberg.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link