No início da tarde desta sexta-feira (9), um avião com 57 passageiros e 4 tripulantes caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. Segundo a prefeitura da cidade, não há sobreviventes. A aeronave pertencia à Voepass, antiga Passaredo.
A queda ocorreu por volta das 13h28, na rua João Edueta, na altura do número 2.500, nas proximidades da rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). A Prefeitura de Vinhedo afirmou que o local do acidente pertence ao condomínio residencial Recando Florido.
De acordo com a GloboNews, a aeronave teria estolado durante o voo. Esse é um termo para explicar quando o avião atinge sua velocidade máxima em uma altura que não lhe permite ficar no ar.
Embora as entidades oficiais não confirmem, há a especulação de que o gelo acumulado nas nuvens, criado pela onda de frio que chegou em São Paulo, tenha causado o acidente.
Segundo a Flightradar, que monitora o percurso de aeronaves em todo o mundo, o avião fez uma curva brusca antes de cair 4 mil metros de altura em apenas 1 minuto.
Segundo a EPTV, a Polícia Militar confirmou o recebimento do chamado e a imediata mobilização de equipes para o local do acidente.
A aeronave envolvida no acidente é um ATR-72, um modelo turboélice utilizado para voos regionais, com capacidade para transportar até 68 passageiros, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O avião havia partido de Cascavel, no Paraná, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
As autoridades de Vinhedo já prepararam hospitais da região para o recebimento de possíveis sobreviventes. Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver pessoas se aproximando do local. “Cuidado para não explodir”, alerta um homem a outros transeuntes que se aproximavam do avião.
URGENTE! Imagens impressionantes queda avião em Vinhedo pic.twitter.com/r4pTwiZqk2
— Oliver Laio (@LaioOliver) August 9, 2024
Caiu um avião ATR quase em cima de onde minha irmã trabalha .
Agora a pouco em Vinhedo, Bairro Capela
Que tragédia pic.twitter.com/3UANCoLafv
— Dogão de 10 Conto (@dogao10conto) August 9, 2024
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que “por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283”.
Já a Voepass disponibilizou o telefone 0800 9419712 como um canal para atendimento 24 horas de familiares dos passageiros e funcionários da companhia.
“A Voepass acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”, afirmou em nota.
Há 11 dias, o youtuber Estevam, do canal “Estevam Pelo Mundo”, publicou um vídeo contando a experiência de viajar em um avião ATR-72, o mesmo modelo do avião caído, da Voepass. “O perigo de voar no ATR-72 da Voepass”, diz o título do vídeo ainda no YouTube. Veja: