Plataforma de Musk, X divulga ordem sigilosa de Moraes sobre bloqueio de contas

Atualizado em 13 de agosto de 2024 às 23:18
Montagem de fotos de Elon Musk e Alexandre de Moraes
Elon Musk e Alexandre de Moraes – Reprodução

Nesta terça-feira (13), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de oito contas na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), incluindo a do senador Marcos do Val (Podemos-ES). Além do bloqueio, o magistrado ordenou que a rede social remova os sigilos telemáticos e forneça registros detalhados de acessos e postagens de usuários desde março de 2024 até agosto de 2024.

O STF classificou a informação como sigilosa e urgente. Apesar disso, a decisão foi divulgada pelo X, que justificou a transparência. “Acreditamos que o povo brasileiro merece saber o que está sendo solicitado a nós”, informou a rede social em seu perfil corporativo.

A ordem de Moraes inclui quatro determinações principais. As duas primeiras são o bloqueio imediato de sete contas e o levantamento do sigilo sobre registros, conexões e dados telemáticos dessas contas no período de 1º de abril a 17 de julho de 2024.

Além do senador Marcos do Val, a decisão afeta Paola da Silva Daniel, esposa do ex-deputado Daniel Silveira; o influenciador Ednardo Raposo; o engenheiro Cláudio Lu; o pastor Josias Pereira Lima; Sandra Eustáquio e sua filha, e o bolsonarista Sérgio Fischer.

O ministro também exigiu que o X forneça todos os registros de acesso e postagens dos usuários no período de 1º de abril a 15 de agosto de 2024. As informações devem incluir detalhes sobre o sistema operacional, IP, horário e país utilizado para acessar as contas.

Elon Musk, proprietário do X, criticou as exigências, alegando que elas representam “censura” e violam as leis brasileiras. “Isso não está certo”, alegou o bilionário em uma publicação.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link