O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta quarta-feira (14), com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, sobre as recentes eleições na Venezuela. Durante a conversa, o petista destacou a importância de encontrar uma saída política para a crise no país vizinho.
“Eu demorei porque estava num telefonema com a Colômbia para ver se a gente encontra uma saída política para o problema da Venezuela, para ver se a gente restabelece a tranquilidade democrática naquele país. Por isso eu demorei”, afirmou o chefe do governo brasileiro.
Inicialmente, estava prevista a participação do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, na conversa. Contudo, ele optou por não participar.
No início do mês, Brasil, Colômbia e México divulgaram uma nota conjunta pedindo a divulgação das atas das eleições presidenciais na Venezuela, que foram concluídas em 28 de julho. Segundo o Comitê Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, o atual presidente Nicolás Maduro foi reeleito com 51,2% dos votos.
No entanto, a oposição e diversas autoridades internacionais questionam o resultado, alegando fraude eleitoral. Eles afirmam que o verdadeiro vencedor foi o oposicionista Edmundo Gonzalez.