Google confirma ataques de hackers iranianos a campanhas de Kamala e Trump

Atualizado em 14 de agosto de 2024 às 23:58
Montagem de fotos de Kamala Harris e Donald Trump, ambos sérios, ela falando e gesticulando
Kamala Harris e Donald Trump, candidatos à presidência dos EUA – Reprodução

O Google divulgou nesta quarta-feira (14) que o grupo de hackers APT42, afiliado ao Irã, está atacando as campanhas presidenciais dos candidatos democrata e republicano dos Estados Unidos desde maio.

O APT42, associado ao Exército dos Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC), tem visado as contas de mensagens de diversas pessoas próximas ao presidente Joe Biden e ao ex-presidente Donald Trump, incluindo funcionários atuais e anteriores do governo dos EUA, bem como indivíduos ligados às campanhas.

Em um post no blog, a equipe de segurança cibernética do Google detalhou que bloqueou várias tentativas do APT42 de acessar as mensagens pessoais dos alvos. Apesar das medidas de segurança, os ataques continuam a ocorrer.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, falando em microfones, gesticulando, de roupa social azul
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos – Reprodução

Os especialistas confirmaram que o grupo está usando técnicas tradicionais de phishing, disfarçando-se como jornalistas e enviando e-mails fraudulentos com links maliciosos para obter acesso às contas de e-mail dos alvos.

O APT42 não só tem atacado campanhas nos EUA, mas também mirado em usuários de alto perfil em Israel e nos EUA, especialmente funcionários governamentais e diplomatas. A equipe de campanha da democrata Kamala Harris confirmou na terça-feira (13) que também está enfrentando ciberataques de origem internacional.

Na segunda-feira (12), os Estados Unidos alertaram o Irã sobre possíveis consequências caso haja interferência nas eleições presidenciais. A equipe de Trump também relatou ciberataques, atribuindo-os a “fontes estrangeiras”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link