O bilionário Elon Musk voltou a criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, desta vez comparando-o ao vilão da saga Harry Potter. Em uma publicação em suas redes sociais, ele escreveu: “The resemblance is uncanny, Alexandre de Voldemort”, em mais um episódio de sua rixa com o ministro.
The resemblance is uncanny ??
Alexandre de Voldemort pic.twitter.com/IXR569y2qT
— Elon Musk (@elonmusk) August 17, 2024
Além da provocação, a empresa X, anteriormente conhecida como Twitter e de propriedade de Musk, anunciou a decisão de encerrar suas operações no Brasil. Apesar da medida, a plataforma continuará disponível para os usuários no país, mas sem a presença física de sua equipe no território brasileiro.
Em um comunicado divulgado na própria rede social, a equipe global de assuntos governamentais do X explicou os motivos que levaram à decisão. Segundo a nota, na noite de sexta-feira (16), Alexandre de Moraes teria ameaçado o representante legal da empresa no Brasil com prisão caso as ordens de censura do ministro não fossem cumpridas. “Ele (Moraes) fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações”, afirmou.
O X argumenta que, apesar de vários recursos apresentados ao STF não terem sido ouvidos e do público brasileiro não ter sido informado sobre as ordens, a equipe da rede social no Brasil foi ameaçada. A nota afirma ainda que os profissionais brasileiros não têm responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo na plataforma.
Last night, Alexandre de Moraes threatened our legal representative in Brazil with arrest if we do not comply with his censorship orders. He did so in a secret order, which we share here to expose his actions.
Despite our numerous appeals to the Supreme Court not being heard,… pic.twitter.com/Pm2ovyydhE
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) August 17, 2024
Diante dessa situação, a empresa decidiu encerrar suas operações no Brasil para proteger a segurança de sua equipe, com efeito imediato. No entanto, o comunicado destaca que o serviço continuará disponível para os usuários no país.
A rede social lamentou a decisão, afirmando que foi “forçada” a tomar essa medida, responsabilizando diretamente o ministro Alexandre de Moraes. “A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes”, sublinhou a nota, acrescentando que as ações do ministro são “incompatíveis com um governo democrático.”
O comunicado conclui com uma reflexão direcionada ao público brasileiro: “O povo brasileiro tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes.”
Em outra publicação, o bilionário Elon Musk se alia ao deputado mineiro Nicolas Ferreira, conhecido por suas posições de extrema direita, para mobilizar seus seguidores contra o magistrado.
“Não há dúvidas de que Moraes precisa sair. Ter um ‘justiceiro’ que viola a lei repetidamente e flagrantemente não é justiça nenhuma”, escreveu Musk em seu perfil na plataforma X.
No question that Moraes needs to leave. Having a “justice” who repeatedly and egregiously violates the law is no justice at all. https://t.co/9luG9oDmOU
— Elon Musk (@elonmusk) August 17, 2024