O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (20) que “não há razão nenhuma” para o Produto Interno Bruto (PIB) do país não crescer igual ou acima da média mundial.
A declaração ocorreu durante participação no Macro Day 2024, evento promovido pelo BTG Pactual em São Paulo. “O Brasil, depois de 10 anos crescendo 1,5% ao ano, e temos per capita menos que isso, 0,5% ao ano, pode abrir um ciclo de crescimento sustentável no Brasil. Nós precisamos crescer. E ninguém está falando de crescer na média mundial, mas um pouco acima da média mundial. Não há razão nenhuma para o Brasil não crescer igual ou acima da média mundial”, defendeu.
Segundo Haddad, para alcançar o crescimento, é necessário investir em uma formação bruta de capital e em um mercado de trabalho fortalecido, além da redução gradual do estímulo fiscal.
“Nós estamos com uma restrição monetária muito severa, uma taxa de juro real bastante elevada e nós estamos com um estímulo fiscal que não está produzindo resultados importantes para a economia brasileira. Então, nós temos que diminuir o estímulo fiscal gradualmente”, apontou.
Haddad afirmou ainda que o Banco Central precisa “olhar para as curvas de demanda e de oferta” ao definir a taxa básica de juros. Segundo o ministro, o Brasil está pronto para “decolar” e só é preciso calibrar as ações necessárias para atingir esse objetivo.
“Tudo tem que ser pensado de forma orgânica para manter a qualidade desse crescimento”, declarou.
Veja o vídeo:
⏯️ Brasil vai crescer igual ou acima da média mundial, diz Haddad
Para alcançar o crescimento, ele diz ser essencial investir em uma formação bruta de capital robusta e no mercado de trabalho fortalecido
? BTG Pactual
Leia: https://t.co/xwmtmeivRo pic.twitter.com/g96oIoNJ0d
— Metrópoles (@Metropoles) August 20, 2024