Um barco que transportava imigrantes naufragou no Canal da Mancha nesta terça (3) e deixou ao menos 12 mortes. A embarcação saiu da França e levava cerca de 70 pessoas para o Reino Unido quando o acidente ocorreu, segundo autoridades francesas.
Segundo o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, o barco afundou no largo da costa de Wimereux, numa área da região de Pas-de-Calais. Além das 12 vítimas, outras duas pessoas ainda estão desaparecidas e várias outras estão feridas. Até o momento, 65 pessoas foram resgatadas.
“Todos os serviços governamentais estão mobilizados para encontrar os desaparecidos e cuidar das vítimas”, afirmou Darmanin. O jornal francês La Voix du Nord relatou que vários imigrantes foram resgatados em estado crítico após o acidente.
O episódio ocorre enquanto autoridades britânicas e francesas tentam impedir travessias nesta rota. A região é considerada uma das mais perigosas do mundo e outras tragédias do tipo ocorreram no local neste ano, deixando dez mortos em dois acidentes em janeiro e abril.
Em 2021, um dos piores acidentes envolvendo imigrantes ocorreu no Canal da Mancha. Na ocasião, 27 pessoas morreram após o barco virar.
O presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, prometeram que os dois países vão intensificar a cooperação para acabar com as redes de tráfico humano, que tem sido apontadas como as principais causadoras das tragédias.
“Os líderes concordaram em fazer mais juntos para desmantelar as rotas de tráfico e aumentar o compartilhamento de informações”, afirmou Starmer em nota após um encontro na última semana.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line