Belo Horizonte (MG) está sob alerta laranja pela baixa umidade do ar há seis dias e deve sofrer ainda mais com o fenômeno nesta terça (3), segundo a Defesa Civil. A cidade teve boa parte de seu território coberto por uma nuvem de fumaça hoje.
A umidade do ar deve ficar em torno de 15% na tarde desta terça e o índice é considerado crítico, já que a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60%. A condição da capital mineira está relacionada ao longo período de estiagem.
Existem três tipos de alerta de baixa umidade do ar: amarelo (perigo potencial), entre 30% e 20%; laranja (perigo), entre 20% e 12%; e vermelho (grande perigo), quando a taxa fica abaixo de 12%. A cidade está há 136 dias sem chuva.
A cidade sofre com uma onda de calor que teve início em setembro e com uma série de focos de incêndio em vegetações. No último domingo (1º), ao menos cinco incêndios ocorreram em menos de 12 horas em cidades da Grande BH.
A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para a capital e as demais regiões de Minas é de temperaturas elevadas e índices críticos de umidade durante o mês, que costuma ser seco e ter pancadas de chuva somente após a segunda quinzena.
No total, há 727 cidades brasileira sob aviso de grande perigo para baixa umidade, incluindo regiões de Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Autoridades recomendam a ingestão de bastante líquido, evitar exposição ao sol e atividades físicas, além de usar hidratante para a pele e umidificadores.
Veja fotos:
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line