O apresentador José Luiz Datena, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, pode, novamente, desistir das eleições. A especulação ganhou força nesta terça-feira (3) após ele cancelar toda a sua agenda de campanha para realizar exames de rotina no Hospital Sírio-Libanês. Para reforçar a tese, o ex-presidente municipal do PSDB, Fernando Alfredo, afirmou que o apresentador “vai desistir da disputa pela Prefeitura de São Paulo em breve”.
Alfredo, que foi expulso do PSDB em agosto por tentar impugnar a candidatura de Datena, disse no vídeo que o jornalista “daqui a pouco, no mais tardar amanhã, ou nos próximos dias, ainda essa semana, estará desistindo da candidatura”. Segundo o ex-tucano, Datena usará como justificativa “uma argumentação de que é por recomendação médica”.
A assessoria de imprensa de Datena, no entanto, negou a veracidade dessas afirmações. O atual vice de Datena e presidente do diretório municipal do PSDB, José Aníbal, foi mais incisivo, chamando Alfredo de “delinquente” e “um corrupto que presta serviços ao Nunes”, em referência ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição.
“O escroque aproveita o fato de Datena ter feito exames de rotina hoje para plantar [informação]. Espero que, cada vez menos, vocês acreditem nesse pilantra”, disse Aníbal, reforçando que a candidatura de Datena segue firme.
Além do cancelamento da agenda de campanha, Datena também desmarcou sua participação em uma sabatina organizada pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo UOL, que estava programada para a manhã desta terça-feira. A equipe do candidato havia confirmado a participação no evento, mas desmarcou na véspera, alimentando ainda mais as especulações sobre sua permanência na disputa.
Em entrevistas recentes, Datena tem sido enfático ao afirmar que seguirá até o fim na corrida eleitoral. Durante uma sabatina na GloboNews, o apresentador abriu sua participação declarando que permanecerá no pleito. Porém, o histórico de Datena em desistir de candidaturas anteriores continua a gerar dúvidas sobre sua real intenção de seguir adiante na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
O jornalista já abandonou outras quatro candidaturas. Em 2016 e 2020 ele desistiu de concorrer como prefeito e, em 2018 e 2022, flertou com uma campanha para o Senado, mas não deu andamento.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line