O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para participar da cerimônia oficial do Dia da Independência, que ocorrerá em 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O magistrado aceitou de imediato e confirmou sua presença no tradicional desfile, conforme reportado pela jornalista Vera Rosa, do Estadão.
O convite foi transmitido pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que declarou: “Eu convidei o ministro Alexandre, em nome do presidente, e ele respondeu prontamente que vai ao nosso desfile do 7 de Setembro. Estou chamando todos os ministros do STF”.
A participação de Moraes no evento, ao lado de Lula, dos comandantes das Forças Armadas e de outras autoridades, é um sinal de união entre os Poderes da República, em um contexto marcado por movimentos golpistas promovidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em contrapartida, bolsonaristas, liderados pelo pastor Silas Malafaia, estão organizando uma manifestação no mesmo dia na Avenida Paulista, em São Paulo, com o impeachment de Moraes como tema central.
Vale destacar ainda que ministros do STF acreditam que a manifestação na Paulista poderá intensificar o desgaste da instituição. O ato é visto como o início de uma campanha que busca eleger mais bolsonaristas ao Senado em 2026, uma Casa que tem a competência de aprovar o impeachment de magistrados.