A advogada e influenciadora Deolane Bezerra foi presa na quarta-feira (4) por suspeita de lavagem de dinheiro durante uma operação da Polícia Civil de Pernambuco.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP/PE), Deolane foi levada à Colônia Penal Feminina do Recife, conhecida como Bom Pastor, após ser detida. A influenciadora ficará em uma cela reservada por questões de segurança durante sua prisão provisória.
A Colônia Penal Feminina do Recife, em Iputinga, na Zona Oeste da cidade, é destinada a detentas provisórias. Inaugurada em 1945, a unidade é a segunda mais antiga do sistema prisional de Pernambuco.
Segundo uma pesquisa publicada em 2018 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Bom Pastor é uma das quatro unidades prisionais femininas do Brasil. A unidade se destacou pelas boas práticas no atendimento a mulheres, especialmente às mães.
Em 2022, um relatório do CNJ apontou que a unidade operava com uma taxa de ocupação de 190%, abrigando 542 detentas, divididas em 3 pavilhões e 45 celas, em um espaço originalmente projetado para 285.